Uma grande massa de ar seco está cobrindo o país, o que afasta a possibilidade de chuva nos próximos dias. E esse tempo seco causa uma série de incômodos para o organismo.

A baixa umidade resseca as vias aéreas, comprometendo a sua proteção natural que é formada por uma secreção líquida que reveste a região. Dessa forma o corpo fica mais vulnerável a entrada de vírus e bactérias.

A qualidade do ar também piora com o tempo seco pois ele dificulta a dispersão dos poluentes. A chuva age “limpando” do ar diversas partículas que ficam suspensas, como poeira, ácaros e fungos. Quanto mais tempo sem chuva, mais partículas no ar, o que favorece problemas respiratótios como rinite e asma. Crianças e idosos são os mais afetados pelas doenças respiratórias.

A pele e a boca também ficam bastante ressecadas nesse período. Para evitar o incômodo é importante beber bastante água para hidratar todo o corpo. Um hidratante pode ajudar com a pele seca, principalmente nas mãos, pés e cotovelos.

Uma alternativa são os umidificadores de ar, encontrados em praticamente todas as farmácias. Ele ajuda a controlar a qualidade do ar dentro de casa, mas seu uso também deve ser controlado, pois a umidade em excesso em ambientes com cortinas e almofadas pode causar o surgimento de fungos.

Leave a Comment