Quer ser saudável? Comece praticando exercícios físicos regularmente. Todos sabem da importância do exercício, mas mesmo assim na hora de colocar o tênis e fazer aquela caminhada… A preguiça bate, o sofá chama e o exercício ficou para outro dia!

Pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde mostra que 60% dos brasileiros são sedentários. Sair dessa condição exige força de vontade, mas não é tão difícil assim.

Quem é sedentário?

A Organização Mundial de Saúde considera sedentário quem não pratica atividade física pelo menos três vezes por semana, ou queima pelo menos 2000 calorias no mesmo período.

Motivos para começar a fazer exercício:

– Coração mais forte: com a prática regular, o sistema cardiovascular trabalha de forma mais econômica, diminuindo a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

– Queima de gordura: atividades aeróbias estimulam o gasto calórico e, assim, a perda de peso é natural, desde que também seja feita uma alimentação balanceada.

– Controle do Colesterol: o aumento da circulação sanguínea evita que as gorduras se acumulem nas artérias e estimula a produção do colesterol bom.

– Dormir melhor: estudo da Unifesp mostra que exercício aeróbico moderado pode melhorar o sono. Quando o exercício vira rotina, o tempo para entrar no primeiro estágio do sono foi 54% menor, assim como o tempo acordado durante a noite também teve queda de 36%. Essas informações podem ser obtidas com um exame chamado Polissonografia. Nele são colocados eletrodos no paciente para monitorar a sua noite de sono. E ter um sono de qualidade é fundamental para nossa saúde! Se você sente dificuldade em dormir, ou acorda muito cansado, este exame é altamente recomendado.

Começando a se exercitar

Antes de mais nada, é necessário fazer uma visitinha ao médico para ter certeza que está você está liberado para os exercícios. Ele pode pedir alguns exames, como o Teste de Ergoespirometria, que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede as trocas gasosas pulmonares durante o exercício. O exame é importante para diagnosticar possíveis doenças relacionadas ao sistema cardiopulmonar.

Depois que receber permissão do seu médico, escolha um exercício que lhe dê prazer. Obrigar-se a fazer caminhada todos os dias mesmo detestando caminhar só vai fazer com que você desista em pouco tempo. Experimente aulas de dança, natação, lutas… Por algum exercício você vai se apaixonar!

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