Numa sociedade que dorme cada vez menos, as consequências das noites mal dormidas estão cada vez mais presentes: irritação, cansaço, palidez e olheiras são alguns sintomas clássicos.

Um indivíduo adulto dorme, em media, oito horas por dia. Bebês chegam a dormir até 16 horas em um mesmo dia. Se fizermos os cálculos, passamos quase um terço de nossas vidas dormindo.

Funções do sono:

– O controle da temperatura corporal está intimamente ligada ao sono. Estudos mostram que a privação de sono reduz a capacidade de regulação da temperatura corporal.

– Memória e aprendizado: é durante a noite que nosso cérebro processa toda informação que recebemos ao longo do dia.

– Dormir é repousar o organismo. Durante o sono vários dos nossos sistemas “descansam”: ocorre a redução da pressão arterial, relaxamento muscular, redução da produção de urina, entre outros.

– Vários hormônios tem suas funções influenciadas pelo sono. Como por exemploa insulina, que controla as taxas de glicose no sangue, os hormônios da tireóide, hormônio de crescimento, a prolactina, que controla a produção de leite, entre outros.

Dicas para uma boa noite de sono:

  • Tenha horários regulares para dormir e acordar
  • Vá para cama apenas na hora de dormir
  • Durma sempre em um ambiente limpo, escuro e confortável
  • Não consuma álcool ou café próximo ao horário de dormir
  • Nunca faça uso de medicamento para dormir sem orientação médica
  • Mesmo que tenha dormido pouco durante a noite, evite dormir durante o dia
  • Opte por alimentos leves durante o jantar
  • Tente não levar problemas para a cama
  • Realize atividades relaxantes antes de dormir
  • Pratique atividades físicas regularmente

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