Eletroneuromiografia Chiba

O que é?

Eletroneuromiografia é um exame diagnóstico, na avaliação dos nervos e músculos. É feito em duas partes. Na primeira mede-se a condução nervosa através de choques elétricos nos nervos periféricos. A segunda parte do exame consiste na introdução de agulhas no músculo que analisa a atividade muscular no repouso e no esforço muscular leve.

Como é feito?

Inicialmente é feita a estimulação dos nervos periféricos, sensitivos e motores, através do uso de uma corrente elétrica de intensidade suficiente para gerar uma resposta consistente, um pouco desagradável, mas plenamente suportável para o paciente. A seguir, é utilizado um eletrodo de agulha descartável inserido em alguns músculos, e que através da análise da fibra muscular, auxilia na determinação da gravidade dos problemas identificados na primeira parte do exame e na identificação de patologias de medula espinhal, raízes motoras e da própria fibra muscular. O desconforto causado pelo exame pode ser diminuído significativamente através de técnicas específicas e é inteiramente dependente do examinador, de sua experiência e habilidade manual.

É indicado para:

É indicado para o diagnóstico de doenças que afetam todo o sistema nervoso periférico, ou seja: doenças que afetam as células do corno anterior da medula, as raízes motoras, os plexos, os nervos periféricos, a junção neuromuscular e os músculos.

Clique aqui

Vamos cuidar da saúde. Faça seu pré agendamento!