banner_Ergoespirometria

O que é?

O teste ergoespirométrico possibilita determinar variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício e a expressão dos índices de avaliação funcional.
O consumo máximo de oxigênio e o limiar anaeróbio são os principais indicadores de aptidão funcional cardiorrespiratória, sendo utilizados na prática para diagnóstico e prognóstico de desempenho esportivo e/ou patologias relacionadas com o sistema cardiopulmonar.

Como é feito?

Este exame é feito da mesma forma que o teste ergométrico, porém também é analisado o ar expirado para medidas do consumo de oxigênio, da produção de gás carbônico, da frequência respiratória e da ventilação pulmonar. Para tal, o paciente faz todo o esforço físico respirando preferencialmente com a utilização de um bocal (ou uma máscara, caso não suporte o bocal) e mantendo o nariz obstruído com um prendedor especial.

É indicado para:

É indicado para avaliar dispneia, falta de ar, doenças pulmonares, doenças sistêmicas em geral, programar treinamento de atletas e também em tabagistas.

Clique aqui

Vamos cuidar da saúde. Faça seu pré agendamento!