MAPA PA

O que é?

A monitorização ambulatorial da pressão arterial, chamada de MAPA , é um método de medição automática da pressão arterial, realizada através de um dispositivo colocado na cintura do paciente que infla uma bolsa de borracha , chamada de manguito , instalada em seu braço .
As medidas da pressão arterial são feitas a cada 15 ou 20 minutos fica melhor do que a cada 20 a 30 minutos à noite. As medidas são armazenadas neste dispositivo e transferidas posteriormente a um programa de computador que permite a análise dos dados coletados.

Como é feito?

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas. O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação. A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida. Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h. O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras. Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

É indicado para:

A MAPA é indicada na suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial elevada apenas no consultório), suspeita de normotensão do avental branco (pressão arterial normal no consultório e elevada fora deste), avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão arterial baixa (tonturas, sensação de desmaio e desmaio).

Clique aqui

Vamos cuidar da saúde. Faça seu pré agendamento!