Teste Ergométrico

O que é?

O Teste Ergométrico, ou Teste de Esforço, nada mais representa do que a utilização dos conceitos da eletrocardiografia aplicada ao esforço físico, na tentativa de desencadear respostas alteradas sobre o músculo cardíaco. Utiliza-se como instrumentos de esforço esteira ergométrica computadorizada, que através de programas pré-estabelecidos pelo computador, submete o paciente a esforço contínuo que provocará ou não disfunções cardíacas específicas induzidas pelas mais variadas doenças.

Como é feito?

O primeiro passo é estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada indivíduo, levando em conta dados como idade e limitações físicas. Em seguida, são colocados eletrodos no tórax do paciente para registro por meio de um eletrocardiograma (ECG). Depois, ele é levado à esteira ou bicicleta, iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. O paciente é monitorado durante o repouso e o esforço. O movimento começa lentamente e aos poucos a velocidade aumenta. Depois que o esforço máximo for alcançado, o movimento é progressivamente desacelerado para a fase de desaquecimento. O exame pode ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão.

É indicado para:

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as indicações da avaliação ergométrica podem ser feitas na doença arterial coronariana, na hipertensão arterial, nas arritmias, em paciente sadios ou aparentemente normais e em condições especiais
Desde uma simples avaliação de pacientes assintomáticos, com fatores de risco, passando por um candidato à programa de condicionamento físico, até com a finalidade de perícia médica para pesquisa de doença coronariana aterosclerótica, o Teste Ergométrico é indicado.

Clique aqui

Vamos cuidar da saúde. Faça seu pré agendamento!