MEDICINA OCUPACIONAL

ESCOLHA O EXAME QUE DESEJA REALIZAR E CLIQUE NO BOTÃO AGENDAR EXAME. FAÇA SUA SOLICITAÇÃO DE EXAME E NOSSA CENTRAL ENTRARÁ EM CONTATO PARA INFORMAR O DIA E HORÁRIO DISPONÍVEL.

medicinachibafisiomed.png

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

O QUE É:
O acompanhamento nutricional é uma excelente estratégia para as empresas que buscam prevenir doenças e promover a saúde de seus colaboradores. Trata-se de uma solução realizada individualmente que avalia, orienta e acompanha a dieta dos funcionários para que estes, atinjam o peso ideal e previnam desordens físicas causadas por maus hábitos alimentares, dentro e fora do ambiente de trabalho.

MODALIDADES:
Este acompanhamento pode ser feito da sede da empresa contratada ou em nossa Unidade Taubaté. Ambas as modalidades podem ser agendadas através de nossos canais de atendimento junto ao setor de Medicina Ocupacional.

medicinachibafisiomed.png

ACUIDADE VISUAL

ACUIDADE VISUAL

O QUE É:
O exame de Acuidade visual é um procedimento que afere a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos. A acuidade visual depende de fatores ópticos e neurais: da nitidez que a imagem chega na retina, da saúde das células retinianas e da capacidade de interpretação do cérebro. Na Medicina do Trabalho, este exame é fundamental para detectar se um colaborador possui, ou não, déficit de visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao a empresa.

medicinachibafisiomed.png

AET - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

AET - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

O QUE É:
AET significa Análise Ergonômica do Trabalho. Este serviço busca atender a NR 17 que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

LEGISLAÇÃO:
Conforme a NR 17, a AET será necessária para todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou procedimentos os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores.

medicinachibafisiomed.png

ASSESSORIA DE SEGURANÇA

ASSESSORIA DE SEGURANÇA

O QUE É:
Nosso serviço de Assessoria em Segurança do Trabalho envolve um processo de implementação das NR’s referentes a Segurança do Trabalhador em sua empresa, através de treinamentos, palestras e ações práticas.

medicinachibafisiomed.png

ASSESSORIA E ERGONOMIA E AET

ASSESSORIA E ERGONOMIA E AET

O QUE É:
Nosso serviço de Assessoria e Ergonomia e AET envolve um processo de implementação de Ergonomia em sua empresa, através de treinamentos, palestras e ações práticas que buscam uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores de sua empresa.

LEGISLAÇÃO:
Conforme a NR17, a AET será necessária para todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou procedimentos os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores.

medicinachibafisiomed.png

ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL (ASO)

ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL (ASO)

O QUE É:
O Atestado de Saúde Ocupacional também conhecido como ASO é um atestado jurídico obrigatório para empresas e para os colaboradores contratados por ela. Seu principal objetivo é atestar as condições físicas e mentais de cada funcionário.
Em conformidade com a NR7, o ASO deve ser emitido e assinado por profissionais específicos em momentos específicos. Os profissionais são os Médicos do Trabalho ou médicos indicados pelo coordenador do Programa de Controle Médico e saúde Ocupacional, também conhecido como PCMSO.
Portanto, um ASO é um atestado com valor legal que assegura que o colaborador examinado, naquela data específica, tinha uma determinada condição de trabalho para uma determinada atividade.

medicinachibafisiomed.png

AUDIOMETRIA OCUPACIONAL

AUDIOMETRIA OCUPACIONAL

O QUE É:
A audiometria é um exame utilizado para avaliar a audição, que define o menor limiar de audibilidade individual em frequências sonoras distintas por meio de um audiograma. Utilizamos os dados colhidos para determinar se houve perda auditiva e qual seu grau.
Este procedimento está previsto na Norma Regulamentadora 7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional), é um exame que deve ser executado por um profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo.

PREPAROS:
Este exame requer 14 horas de repouso auditivo (evitando o uso de fones de ouvido, e não se expor a ruídos fortes e constantes).

medicinachibafisiomed.png

AVALIAÇÃO FISIOTERÁPICA OCUPACIONAL

AVALIAÇÃO FISIOTERÁPICA OCUPACIONAL

O QUE É:
A avaliação fisioterápica é a chave principal na condução de um tratamento, onde o fisioterapeuta pode explorar o atual estado físico do paciente tornando compreensível sua capacidade física. Os distúrbios musculoesqueléticos serão avaliados nos aspectos da análise da função articular (mobilidade e força) e seu funcionamento, mensurados e quantificados, complementando a análise e o diagnóstico médico.No ambiente de Medicina do Trabalho, esta avaliação tem como objetivo garantir o bem estar e saúde dos colaboradores na empresa.

medicinachibafisiomed.png

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

O QUE É:
A avaliação psicológica faz parte das Normas Regulamentadoras no auxílio do diagnóstico, como exame complementar, na Medicina Ocupacional. Esta avaliação tem como objetivo obter dados mais específicos nas áreas emocionais, familiares e sociais, e proporcionam dados para a conclusão do laudo de aptidão, buscando adquirir dados específicos da personalidade do candidato, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

PREPARO:
Esta avaliação não requer nenhum tipo de preparação.

medicinachibafisiomed.png

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O QUE É:
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

LEGISLAÇÃO:
Conforme a Norma Regulamentadora NR5, a organização dessa comissão interna se dá por meio de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Guia Trabalhista, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

medicinachibafisiomed.png

CONSULTA COM MÉDICO DO TRABALHO

CONSULTA COM MÉDICO DO TRABALHO

O QUE É:
É uma consulta realizada pelo médico do Trabalho para definir os critérios de aptidão ou inaptidão e a avaliação do trabalhador para a sua função específica.

PREPAROS:
Este procedimento não requer nenhum tipo de preparo.

medicinachibafisiomed.png

DOSIMETRIA DE RUÍDO

DOSIMETRIA DE RUÍDO

O QUE É:
A Dosimetria tem por objetivo identificar e qualificar o risco físico do ruído como potencial causador de doença profissional. Quando os níveis variam no tempo ou quando os postos de um mesmo trabalhador apresentam níveis diferentes, deve-se adotar os valores de cada ponto e calcular a chamada dose, que é uma ponderação entre o tempo de exposição e o tempo permitido para exposição àqueles níveis.

MODALIDADES
Quando o contexto é sobre a NR 15 a exigência é do Ministério do Trabalho, ou seja, para fazer PPRA, PCMAT e Laudo de Insalubridade.
Quando o contexto é sobre a NHO 01 a exigência é do Ministério da Previdência, ou seja, para elaborar LTCAT e PPP.

medicinachibafisiomed.png

ELETROCARDIOGRAMA

ELETROCARDIOGRAMA

O QUE É:
O eletrocardiograma é um teste simples que detecta e registra atividade elétrica do coração para localizar problemas cardíacos. Os sinais elétricos fazem o músculo cardíaco contrair à medida que viajam através do coração. Muitos problemas cardíacos alteram a assinatura elétrica do coração de formas distintas. O registro que o eletrocardiograma faz da atividade elétrica ajuda a revelar vários problemas cardíacos como: ataque do coração, falta de fluxo sanguíneo no coração músculo cardíaco, batimento irregular do coração e falta de força no bombeamento do coração.

PREPAROS:
Este procedimento não requer nenhum tipo de preparo.

medicinachibafisiomed.png

ELETRONEUROMIOGRAFIA

ELETRONEUROMIOGRAFIA

O QUE É:
Eletroneuromiografia é o método de estudo neurofisiológico usado no diagnóstico e prognóstico das lesões do sistema nervoso periférico. Este exame é feito em duas partes. Na primeira mede-se a condução nervosa através de choques elétricos nos nervos periféricos. A segunda parte do exame consiste na introdução de agulhas no músculo que analisa a atividade muscular no repouso e no esforço muscular leve.

PREPAROS:
- Não utilizar cremes hidratantes no dia da realização do exame;
- Vestir roupa confortável;
- Informar ao médico em caso de uso de medicamentos.

medicinachibafisiomed.png

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

O QUE É:
Quando o assunto é proteção podemos abordar 2 categorias: EPI (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPC (Equipamentos de proteção Coletiva)
Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Os equipamentos de proteção coletiva - EPC são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
Como o EPC não depende da vontade do trabalhador para atender suas finalidades, este tem maior preferência pela utilização do EPI, já que colabora no processo minimizando os efeitos negativos de um ambiente de trabalho que apresenta diversos riscos ao trabalhador. Portanto, o EPI será obrigatório somente se o EPC não atenuar os riscos completares ou se oferecer proteção parcialmente.

LEGISLAÇÃO:
Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e
c) para atender a situações de emergência.

medicinachibafisiomed.png

ESPIROMETRIA

ESPIROMETRIA

O QUE É:
O exame de Espirometria também conhecido como exame do sopro, é capaz de mensurar a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares, isto é, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar e também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxílio dos músculos respiratórios. É indicado para avaliar dispneia, falta de ar, doenças pulmonares, doenças sistêmicas em geral, programar treinamento de atletas e também em tabagistas.

PREPAROS:
- Evitar refeições pesadas antes do exame;
- Não fumar nas 4 horas que antecedem o exame;
- Não praticar exercícios físicos nas 2 horas que antecedem o exame;
- Vestir roupa confortável que não restrinja a respiração;
- Não consumir alimentos que contenham cafeína.

medicinachibafisiomed.png

EXAME DE ANÁLISES CLÍNICAS

EXAME DE ANÁLISES CLÍNICAS

O QUE É:
Os exames de Análises Clínicas são conhecidos como exames laboratoriais, responsáveis por coletar dados e apontar diagnósticos referente a saúde do paciente . O seu objetivo é indicar, de forma precisa, alterações e disfunções que podem causar ou confirmar suspeitas de doenças.

PREPAROS:
Checar em preparos individuais para cada exame.

medicinachibafisiomed.png

EXAME MÉDICO

EXAME MÉDICO

O QUE É:
Os Exames Médicos Ocupacionais são estabelecidos por lei, no artigo 168 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) funcionam como uma proteção legal tanto para os empregadores quanto para os empregados, verificando se a pessoa está apta a ocupar o cargo e garantindo que, ao longo do tempo, ela não adquira uma doença decorrente de suas funções. Os exames médicos tem por finalidade a verificação das condições de saúde do colaborador para a emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

EXAME ADMISSIONAL
Exame solicitado pelas empresas antes de firmar o contrato e comprova o bom estado físico e mental do novo funcionário para exercer a função, além de fornecer a devida orientação para os casos de pessoas que necessitam de condições especiais.

EXAME DEMISSIONAL
Exame solicitado pela empresa quando o funcionário será desligado. O objetivo é avaliar como está a saúde do trabalhador comparada ao que foi avaliado durante o admissional para descobrir se houve danos causados pela atividade realizada.

EXAME PERIÓDICO
Exame solicitado para verificar se houve alguma mudança no quadro de saúde do funcionário após algum tempo realizando o trabalho pelo qual foi contratado.

RETORNO AO TRABALHO
Exame solicitado após um período de afastamento, o médico precisa avaliar o funcionário para verificar se ele está apto a realizar as atividades que realizava anteriormente.

MUDANÇA DE FUNÇÃO
Exame necessário quando o funcionário muda de cargo ou até mesmo quando ele vai para um setor que altere sua exposição a algum risco.

medicinachibafisiomed.png

LAUDO DE INSALUBRIDADE

LAUDO DE INSALUBRIDADE

O QUE É:
É o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde do trabalhador.|

LEGISLAÇÃO:
O Laudo de Insalubridade baseia-se nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego.

medicinachibafisiomed.png

LAUDO DE PERICULOSIDADE

LAUDO DE PERICULOSIDADE

O QUE É:
É o documento que avalia a característica ou condição do que é periculoso ao trabalhador no exercício de sua função, apontando se faz jus à percepção do adicional de periculosidade.

LEGISLAÇÃO:
NR-16 no item 16.3: É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade. A caracterização se dá mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.

medicinachibafisiomed.png

LTCAT - LAUDO TÉCNICO DAS
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO

LTCAT - LAUDO TÉCNICO DAS
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO

O QUE É:
O LTCAT ou Laudo Técnico das condições ambientais do trabalho é um documento elaborado com o objetivo de registrar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e avaliar se eles podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos.

LEGISLAÇÃO:
A Lei Nº 9.732 , DE 11 DE DEZEMBRO DE 1998, no artigo 57, parágrafo 1º faz menção: A comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita mediante formulário, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social — INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

medicinachibafisiomed.png

NR10 - ELETRICIDADE

NR10 - ELETRICIDADE

O QUE É:
A Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade possui como objetivo regulamentar quanto à segurança dos serviços que de algum modo envolvem a eletricidade. Assim fazendo, essa norma também tem como responsabilidade garantir a saúde, a segurança e a integridade física dos profissionais que estão envolvidos de forma direta ou indireta na prestação desse tipo de atividades e serviços.
Entre as exigências da NR 10 é importante destacar a obrigatoriedade de que todos os profissionais envolvidos com atividades elétricas realizem um treinamento de 40 horas, que consiste em uma espécie de curso básico da NR 10, com conteúdo programático que aborda as principais características do trabalho com eletricidade, seus riscos, medidas de controle, e técnicas e procedimentos seguros de trabalho em eletricidade.

medicinachibafisiomed.png

NR33 - ESPAÇO CONFINADO

NR33 - ESPAÇO CONFINADO

O QUE É:
A Norma Regulamentadora 33 - Traz um conjunto de regras específicas sobre atividades realizadas em espaços confinados. Logo, empresas cujas operações (ou parte dessas operações) sejam realizadas em espaços confinados precisam seguir à risca todas as regras contidas nesta norma.
Essa norma classifica como espaço confinado qualquer ambiente ou área que não foram projetados para ocupação humana contínua, que apresenta meios limitados de acesso ou saída, que possua ventilação deficiente ou dificuldades quanto à liberação de oxigênio.

medicinachibafisiomed.png

NR35 - ALTURA

NR35 - ALTURA

O QUE É:
A Norma Regulamentadora 35 - Estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.
Ou seja, ela garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura. Como saber se o trabalho é considerado em altura ou não? A NR 35 responde: toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.
Por isso, a NR 35 exige que o empregador ofereça aos seus trabalhadores:
- Treinamento e capacitação;
- Equipamentos de proteção individual, acessórios e sistemas de ancoragem;
- Equipe de emergência;
- Desenvolvimento de planejamento para organização e execução das atividades.

medicinachibafisiomed.png

PALESTRAS E TREINAMENTOS EM
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

PALESTRAS E TREINAMENTOS EM
SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

O QUE É:
O Grupo Chiba Fisiomed oferece Cursos de Capacitação em Segurança do Trabalho para a adequada formação de funcionários e Líderes da área de Segurança. Para o desempenho eficiente de uma equipe é fundamental que todos os trabalhadores recebam treinamentos, visando conscientizá-los de que a segurança no trabalho deve ser um hábito diário e não um dever a ser cumprido. Além da capacitação para o cumprimento das Normas Regulamentadoras, evitando custos dispendiosos relativos a afastamentos ou pelo não cumprimento das Normas estabelecidas pela Legislação.

medicinachibafisiomed.png

PCA

PCA

O QUE É:
PCA - Programa de Conservação Auditiva é uma avaliação dos níveis de ruído da exposição dos trabalhadores a este agente, a audiometria no pré-admissional, seis meses após a admissão e anualmente é exigida neste programa. É realizado o acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores; orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e sobre medidas preventivas.

LEGISLAÇÃO:
O Programa de Conservação Auditiva – O PCA – Portaria 19/98 MTE – refere-se a NR 7 (PCA)deve sempre estar perfeitamente integrado com o PCMSO e o PPRA

medicinachibafisiomed.png

PCMAT - PROGRAMA DE
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE
DE TRABALHO

PCMAT - PROGRAMA DE
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE
DE TRABALHO

O QUE É:
O PCMAT é um programa que estabelece procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

LEGISLAÇÃO:
PCMAT significa Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção. O PCMAT é regulamentado pela Norma Regulamentadora 18 (NR 18) através da Portaria 3.214 de 1978.

medicinachibafisiomed.png

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE
MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE
MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

O QUE É:
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis danos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou problemas irreversíveis para a saúde dos trabalhadores.

LEGISLAÇÃO:
O programa foi instituído para Norma Regulamentadora NR 7, Portaria n.º 3.214, de 08/06/78, do Ministério do Trabalho e Emprego.

medicinachibafisiomed.png

PCV - PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO VOCAL

PCV - PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO VOCAL

O QUE É:
O PCV (programa de Conservação Vocal) tem como objetivo realizar o treinamento vocal e prevenção à saúde ocupacional, propiciando melhora e qualidade do atendimento, bem-estar no trabalho, com consequente aumento da produtividade. O programa atende a todos os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como operadores de telemarketing, professores, representantes de vendas, entre outros.

medicinachibafisiomed.png

PGR (ANTIGO PPRA) - PROGRAMA DE PREVENÇÃO
DE RISCO AMBIENTAL

PGR (ANTIGO PPRA) - PROGRAMA DE PREVENÇÃO
DE RISCO AMBIENTAL

O QUE É:
Na prática o PGR vem para ser mais completo que o PPRA. A proposta do PGR é identificar e criar planos de ação para minimizar riscos que podem prejudicar a vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho da empresa, assim como o PPRA mas o PGR traz consigo 1 adição:

Identificar e tratar eventuais riscos à segurança dos colaboradores no âmbito ergonômico e mecânico.

Em outras palavras o PGR é a soma do PPRA somado a identificação e tratamento de riscos no âmbito ergonômico e mecânico.

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) não é um documento, mas um programa de ação contínua que deve ser revisado e renovado a cada ano. O objetivo é estabelecer uma metodologia que garanta a preservação da saúde e a integridade das pessoas em relação aos riscos ambientais nos locais de trabalho.

LEGISLAÇÃO:
O documento foi originalmente vigorado pela Norma Regulamentadora NR 9, Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.

medicinachibafisiomed.png

POLISSONOGRAFIA

POLISSONOGRAFIA

O QUE É:
É um procedimento realizado para investigar os distúrbios do sono, nesta avaliação é possível identificar o padrão vigília/sono. Durante todo período de sono são observadas e registradas as atividades cerebrais, cardíaca, respiratória e muscular que após análise médica, consegue-se diagnosticar o tipo de distúrbio do sono que o paciente apresenta.

PREPAROS:
- Vir com o cabelo lavado e seco (sem produtos);
- Trazer objetos de uso pessoal para melhor adaptação ao local do exame.

medicinachibafisiomed.png

PPP - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

PPP - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

O QUE É:
O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é uma declaração importante para todos os trabalhadores e empresas cuja atividade envolva algum tipo de risco para a saúde. Apesar do nome complicado e, por vezes, assustador, trata-se de algo relativamente simples.
O fato de ser simples, no entanto, não quer dizer que não seja importante. Pelo contrário: o PPP é essencial para assegurar benefícios do trabalhador com mais facilidade.

LEGISLAÇÃO:
Obrigatório desde 2004, o PPP é de extrema importância a todos os trabalhadores, em especial aos que trabalham ou já trabalharam expostos a agente nocivos como periculosidade ou insalubridade.
Micro e pequenas empresas não estão dispensadas da obrigatoriedade deste documento. A necessidade de preenchimento do PPP está relacionada à prática profissional específica, e não ao tamanho do empregador. Qualquer situação de trabalho nas condições anteriormente citadas deve, obrigatoriamente, levar ao preenchimento correto do PPP.

medicinachibafisiomed.png

PPR - PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

PPR - PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

O QUE É:
O Programa de Proteção Respiratória é obrigatório para as empresas que mantêm trabalhadores em ambientes com material em suspensão e que podem causar danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe) e que são prejudiciais à saúde.
Materiais em suspensão podem ser: aerodispersóides, névoas, fumos, neblina, fumaça, vapores, gases.

LEGISLAÇÃO:
O Programa de Proteção Respiratória, baseia-se em normas de Saúde e Segurança do Trabalho, em especial, do Programa de Proteção Respiratória – PPR na empresa, de acordo com a I.N. (Instrução Normativa) no 01 de 11 de abril de 1994 do MTE.

medicinachibafisiomed.png

PPRPS - PROGRAMA DE
PREVENÇÃO DE RISCOS EM
PRENSAS E SIMILARES

PPRPS - PROGRAMA DE
PREVENÇÃO DE RISCOS EM
PRENSAS E SIMILARES

O QUE É:
O PPRPS é um planejamento estratégico e sequencial de medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares, com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde dos trabalhadores. Com o intuito de evitar acidentes com operadores de máquinas, o PPRPS surgiu como um anexo de uma convenção em que três partes interessadas se uniram: os Sindicatos dos Empregadores juntamente com a Fiesp, os Sindicatos dos Trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego, que representa o governo.

medicinachibafisiomed.png

PROVA DE FUNÇÃO PULMONAR

PROVA DE FUNÇÃO PULMONAR

O QUE É:
Prova de função pulmonar é um teste para aferir o fluxo de ar e a presença de obstruções nas vias respiratórias ou brônquios, além de avaliar se os volumes dos pulmões estão normais.É indicado para detectar doenças pulmonares, rastreamento de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em tabagistas, avaliação clínica de sinais e sintomas, como dispnéia, tosse crônica, sibilância, expectoração, ortopnéia de origem não-cardíaca, alterações na ausculta pulmonar, anormalidades torácicas, alterações em raios-X de tórax e alterações crônicas da troca gasosa.

PREPAROS:
- Não é permitido fumar até 03 horas antes da realização do exame;
- Não é permitido o consumo de bebida com cafeína (café, chá, chocolate, refrigerante) ou bebidas alcoólicas até 3 horas antes da realização do exame;
- Não ingerir medicamentos para o pulmão no dia do exame.

medicinachibafisiomed.png

QUALIDADE DO SONO

QUALIDADE DO SONO

O QUE É:
A Qualidade do sono dos colaboradores deixou de ser uma preocupação exclusiva de cada indivíduo. Hoje as empresas se preocupam e cuidam pois sabem que trabalhadores que dormem melhor tem rendimento superior no desempenho de suas funções.
Além de exames temos palestras sobre Qualidade do Sono que podem ser ministradas em sua empresa.

medicinachibafisiomed.png

RAIO-X DIGITAL

RAIO-X DIGITAL

O QUE É:
A Radiografia Digital tem por base os mesmos princípios da analógica, porém a distinção reside no modo como os raios que atravessam o objeto são capturados. Ou seja, no Raio-X Digital não é necessária a utilização de placas ou revelação de filmes. Essa tecnologia possibilita que os profissionais consigam ter uma visualização por meio dos tecidos humanos e examinem, com uma maior precisão e facilidade, possíveis ossos fraturados e também que possam obter um diagnóstico mais exato referentes a inúmeras alterações patológicas.

medicinachibafisiomed.png

TERCEIRIZAÇÃO DE AMBULATÓRIO

TERCEIRIZAÇÃO DE AMBULATÓRIO

O QUE É:
O Grupo Chiba conta com uma equipe altamente qualificada, que passa por treinamentos periódicos e capacitação profissional que atuam na terceirização de recursos humanos para empresas.

MODALIDADES:
- Montagem e administração do ambulatório;
- Terceirização de médicos para Campanha de Periódicos;
- Atendimento médico e de enfermagem, ocupacional e assistencial.

medicinachibafisiomed.png

TESTE ERGOMÉTRICO

TESTE ERGOMÉTRICO

O QUE É:
O Teste Ergométrico é uma prova médica não invasiva, utilizada no diagnóstico de afecções cardiovasculares, bem como na avaliação terapêutica e para fins de condicionamento físico e de reabilitação. É um exame que emprega a realização de esforço físico dinâmico programado, com a finalidade de evidenciar alterações cardiovasculares em exercícios que porventura não estejam presentes em repouso.

PREPAROS:
- Não é permitido fumar até 03 horas antes da realização do exame;
- Não é permitido o consumo de bebida com cafeína (café, chá, chocolate, refrigerante) ou bebidas alcoólicas até 3 horas antes da realização do exame;
- Fazer uma alimentação leve até 02 horas antes do exame;
- Utilizar roupas confortáveis;
- Não praticar exercícios no dia do exame.

medicinachibafisiomed.png

ULTRASSONOGRAFIA

ULTRASSONOGRAFIA

O QUE É:
É um exame que gera imagens em tempo real de órgãos e de estruturas internas do corpo. Esse filme do organismo é obtido com a emissão de ondas sonoras, que provocam eco nas regiões examinadas.Ela pode dar mais subsídio a um diagnóstico, complementando informações de outros exames, fornecer orientações para procedimentos cirúrgicos e acompanhar a recuperação pós-cirurgia.

PREPAROS:
Os preparos para este exame podem variar de acordo com a região solicitada pelo médico para que o procedimento seja feito.