EXAME MÉDICO

EXAME MÉDICO
medicinachibafisiomed.png

O QUE É:
Os Exames Médicos Ocupacionais são estabelecidos por lei, no artigo 168 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) funcionam como uma proteção legal tanto para os empregadores quanto para os empregados, verificando se a pessoa está apta a ocupar o cargo e garantindo que, ao longo do tempo, ela não adquira uma doença decorrente de suas funções. Os exames médicos tem por finalidade a verificação das condições de saúde do colaborador para a emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

EXAME ADMISSIONAL
Exame solicitado pelas empresas antes de firmar o contrato e comprova o bom estado físico e mental do novo funcionário para exercer a função, além de fornecer a devida orientação para os casos de pessoas que necessitam de condições especiais.

EXAME DEMISSIONAL
Exame solicitado pela empresa quando o funcionário será desligado. O objetivo é avaliar como está a saúde do trabalhador comparada ao que foi avaliado durante o admissional para descobrir se houve danos causados pela atividade realizada.

EXAME PERIÓDICO
Exame solicitado para verificar se houve alguma mudança no quadro de saúde do funcionário após algum tempo realizando o trabalho pelo qual foi contratado.

RETORNO AO TRABALHO
Exame solicitado após um período de afastamento, o médico precisa avaliar o funcionário para verificar se ele está apto a realizar as atividades que realizava anteriormente.

MUDANÇA DE FUNÇÃO
Exame necessário quando o funcionário muda de cargo ou até mesmo quando ele vai para um setor que altere sua exposição a algum risco.