top of page

eSocial: você já ouviu falar?

Entenda como funciona este sistema e seus benefícios

Simplificar processos. Este é um dos principais objetivos do eSocial. Por isso, sua empresa deve aderir a este sistema o quanto antes.

Nunca ouviu falar sobre o assunto? Então, acompanhe o texto!

O que é o eSocial?

Projeto do Governo Federal, é uma plataforma online onde empresas e pessoas físicas precisam se cadastrar e enviar suas obrigações trabalhistas. Nesse sentido, 15 obrigações da área estão simplificadas dentro desse sistema, facilitando o processo de contratação.

Neste ambiente é possível receber informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias de empresas e, também, estabelecer uma comunicação unificada em um local que conta com dados dos trabalhadores, como folha de pagamento, aviso prévio, CAT, etc.

Qual é o objetivo do eSocial?

Como dito anteriormente, o objetivo é simplificar o cumprimento das obrigações da empresa relacionadas ao envio de documentos e demais informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao governo.

Dessa forma, com o sistema, é possível realizar tais procedimentos em tempo real e por meio digital, reduzindo a informalidade e promovendo mais garantias dos direitos aos trabalhadores.

Órgãos federais estão inseridos neste sistema, como a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da Justiça do Trabalho.

Quem precisa aderir ao sistema?

Todo empregador, antes de mais nada, deve fazer parte do eSocial. Desde 2018, empresas de diferentes portes precisam aderir ao projeto. Portanto, empresas do Simples Nacional, MEIs e pessoas físicas com empregados devem estar no eSocial.

É importante reforçar: a empresa que não seguir as recomendações do governo federal podem sofrer multas e sanções, já que o eSocial é obrigatório.

Portanto, para saber mais sobre o eSocial, de que forma aderir ao sistema e quais benefícios este programa do governo pode oferecer para sua empresa, entre em contato! Aqui, com o Grupo Chiba Fisiomed, você terá todo suporte necessário para saber como agir neste assunto!

131 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page