Exame de audiometria ocupacional: quando fazer?

Entenda a importância deste procedimento e em que momento realizá-lo

Antes mais nada, é importante que o profissional realize o exame de audiometria ocupacional. Portanto, é preciso estar atento ao momento de realizar esse procedimento.

Acompanhe o texto e saiba tudo sobre este exame!

O que é o exame de audiometria ocupacional?

É o procedimento que mede a capacidade auditiva e de interpretação dos sons no ambiente de trabalho. Nesse sentido, ele identifica alterações na audição e fornece o diagnóstico do tipo e grau da perda auditiva, caso este problema seja notado.

Quem pode realizar este exame?

Este teste, que é previsto em lei de acordo com os critérios determinados pela NR 7, é rápido e indolor, e é realizado por um fonoaudiólogo habilitado.

É feito em uma cabine acústica, com fones de ouvido e participação do paciente. Todavia, é preciso extrema atenção e interação do fonoaudiólogo com o indivíduo, para que não haja uma interpretação equivocada do resultado.

Quando deve ser feito o procedimento?

O exame de audiometria ocupacional deve ser realizado na admissão, seis meses após a admissão, anualmente e no desligamento do profissional. Nesse sentido, o acompanhamento periódico é fundamental para detectar precocemente qualquer alteração que venha ocorrer, podendo assim evitar um problema maior.

Conte com o Grupo Chiba Fisiomed e realize os exames necessários para que seus colaboradores estejam em dia com as normas trabalhistas. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e conheça os serviços!

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo