top of page

O que é fisioterapia oncológica?



A fisioterapia oncológica é uma especialidade que tem como metas preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e sequelas causados pelo tratamento oncológico.


Quais Pacientes o Fisioterapeuta Oncológico Atende


O profissional que atua nesta área esta apto para o atendimento de pacientes infantis, adolescentes, adultos e idosos, desde o processo de cura até os casos em que é irreversível, sempre desenvolvendo seus programas de tratamento nesse contexto.


As indicações para o tratamento são determinadas conforme as disfunções causadas pelo tumor do paciente, e também de acordo com os tipos de tratamento adotados.

Portanto, o fisioterapeuta oncológico vai atender indivíduos desde o diagnóstico até o final do tratamento, pois tanto o tratamento cirúrgico, quanto o clínico – radioterapia e quimioterapia – podem causar sequelas e limitações funcionais, físicas e emocionais para o paciente, prejudicando a suas atividades diárias e qualidade de vida.


Ao atuar na área de fisioterapia oncológica o profissional vai atuar nos cuidados paliativos aliviando a dor e os sintomas decorrentes da patologia e do tratamento, melhorando o conforto, minimizando as complicações e proporcionando a melhora da qualidade de vida dos pacientes, inclusive contribuindo para prevenir complicações advindas do câncer ou do seu tratamento.


Vale ressaltar que é vital sempre levar em consideração as necessidades dos pacientes.

DRA: MARISTELA PALMEIRA BORTOLAZO

CREFITO: 3/227590-F

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA ONCOFUNCIONAL

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page