O exame Doppler é um teste não invasivo que pode ser usado para estimar o fluxo sanguíneo através dos vasos sanguíneos provocando ondas sonoras de alta frequência na circulação de hemácias. Um ultrassom regula as ondas sonoras para produzir imagens, mas não consegue mostrar o fluxo sanguíneo.
Com Doppler podemos estimar a velocidade do fluxo sanguíneo medindo a taxa de mudança em sua frequência. Durante um ultrassom Doppler, um técnico treinado em ultrassonografia pressiona um pequeno dispositivo portátil, contra sua pele sobre a área do corpo que está sendo examinada.
Este teste pode ser feito como uma alternativa aos procedimentos mais invasivos, como a angiografia, que envolve a injeção de corante nos vasos sanguíneos para que eles apareçam claramente nas imagens de raio-X.
Um exame de ultrassom com Doppler também pode ajudar seu médico a verificar se há ferimentos nas artérias ou monitorar certos tratamentos para suas veias e artérias.
O QUE O DOPPLER PODE DIAGNOSTICAR?
O Doppler pode ajudar a diagnosticar muitas condições, incluindo:
Coágulos de sangue;
Válvulas de funcionamento deficiente nas veias das pernas (insuficiência venosa);
Defeitos da válvula cardíaca e doença cardíaca congênita;
Uma artéria bloqueada (oclusão arterial);
Diminuição da circulação sanguínea nas suas pernas (doença arterial periférica);
Artérias protuberantes (aneurismas);
Estreitamento de uma artéria, como no pescoço (estenose da artéria carótida).
TIPOS DO EXAME
Doppler Arterial e Venoso – tem como objetivo detectar placas de gordura nos vasos sanguíneos, obstruções congênitas e aneurismas, detecta também a existência de lesões do vaso sanguíneo e avalia o fluxo de sangue.
Doppler com Carótidas e Vertebrais – este exame constata e avalia o grau das obstruções que, quando importantes, podem levar a quadros de acidente vascular cerebral.
No Grupo Chiba Fisiomed você pode agendar seu exame com toda praticidade.
Comments