top of page

Qual a função do exame Doppler



O exame Doppler é um teste não invasivo que pode ser usado para estimar o fluxo sanguíneo através dos vasos sanguíneos provocando ondas sonoras de alta frequência na circulação de hemácias. Um ultrassom regula as ondas sonoras para produzir imagens, mas não consegue mostrar o fluxo sanguíneo.


Com Doppler podemos estimar a velocidade do fluxo sanguíneo medindo a taxa de mudança em sua frequência. Durante um ultrassom Doppler, um técnico treinado em ultrassonografia pressiona um pequeno dispositivo portátil, contra sua pele sobre a área do corpo que está sendo examinada.


Este teste pode ser feito como uma alternativa aos procedimentos mais invasivos, como a angiografia, que envolve a injeção de corante nos vasos sanguíneos para que eles apareçam claramente nas imagens de raio-X.


Um exame de ultrassom com Doppler também pode ajudar seu médico a verificar se há ferimentos nas artérias ou monitorar certos tratamentos para suas veias e artérias.

O QUE O DOPPLER PODE DIAGNOSTICAR?

O Doppler pode ajudar a diagnosticar muitas condições, incluindo:

  • Coágulos de sangue;

  • Válvulas de funcionamento deficiente nas veias das pernas (insuficiência venosa);

  • Defeitos da válvula cardíaca e doença cardíaca congênita;

  • Uma artéria bloqueada (oclusão arterial);

  • Diminuição da circulação sanguínea nas suas pernas (doença arterial periférica);

  • Artérias protuberantes (aneurismas);

  • Estreitamento de uma artéria, como no pescoço (estenose da artéria carótida).

TIPOS DO EXAME

Doppler Arterial e Venoso – tem como objetivo detectar placas de gordura nos vasos sanguíneos, obstruções congênitas e aneurismas, detecta também a existência de lesões do vaso sanguíneo e avalia o fluxo de sangue.


Doppler com Carótidas e Vertebrais – este exame constata e avalia o grau das obstruções que, quando importantes, podem levar a quadros de acidente vascular cerebral.

No Grupo Chiba Fisiomed você pode agendar seu exame com toda praticidade.

237 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page